Por Camila Magalhães e Deisi Damin

Quando usar o fio dental?

fiodental

Essa pergunta é bem frequente no consultório e a resposta é bem simples: a partir do contato lado a lado de dois dentes. Ou seja, quando dois dentes de leite são vizinhos precisam de auxílio na limpeza entre eles, pois a escova não chega ali para remover os restos de alimento. Por volta dos 3 anos de idade, aproximadamente, a criança já tem todos os dentes de leite em boca, então passa a ser necessário o uso do fio dental 1x ao dia.

Claro que temos bom senso e sabemos da dificuldade de escovar os dentes do bebê e quem dirá conseguir usar o fio, orientamos que quanto antes o contato com o fio dental ocorrer mais cedo este hábito se tornará rotina. A criança não conseguirá usar sozinha, será preciso um adulto para fazer por ela e aos poucos ela vai treinando e desenvolvendo a habilidade motora. O uso do fio dental é recomendado uma vez ao dia, preferencialmente de noite, podendo ser antes ou depois da higiene bucal com a escova de dente.

Existem vários modelos de fio ou fita dental, com ou sem sabor, com ou sem haste de auxílio, o recomendável é usar o mais confortável possível para a criança e para os pais ou responsáveis. E claro, a odontopediatra pode recomendar algo mais especifico conforme cada boquinha.

E aí na sua casa, vocês já experimentaram o fio dental?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta