Por Camila Magalhães e Deisi Damin

Qual a melhor escova de dente?

deisiescova2

A partir do nascimento de um bebê é necessário um cuidado especial com a sua saúde bucal, mas como devemos escolher o melhor método para realizar esse cuidado?

Pensando nisso, falaremos a seguir sobre as escovas ideias para iniciar a escovação.

Quando temos um bebê sem dentes, é necessário que haja uma higiene das gengivas, bochechas e língua, para isso podemos lançar mão de várias alternativas:

– Dedeiras de silicone, que são encaixadas no dedo para melhor controle das cerdas nela presente durante os movimentos de massagem na boca;

– Gaze ou fralda de pano umedecida com água filtrada em temperatura ambiente a morna, é confortável pela maciez do tecido, principalmente da fralda e deve ser de uso exclusivo para a boca;

– Luvas de tecido, estimulam a criatividade, alem de auxiliar na limpeza como uma massagem na gengiva;

A partir do primeiro dente em boca já pode ser optado o uso de escova de dente.

O ideal é que ela tenha cabeça pequena, contornos arredondados e proteção de silicone nas arestas, cerdas macias e uniformes, preferencialmente seguindo a indicação para a idade.

Do primeiro dente até em média os três anos de idade, costumamos indicar o uso da escova que possui cabo longo, permitindo ao responsável acompanhar e guiar a escovação, e com trava de segurança, que não permite a escova passar dos lábios, evitando engasgos e até ‘batidas’ no fundo da boca, podendo gerar náuseas. O ideal é estimular a independência da criança durante a escovação sem deixar de controlar os movimentos e realizar a higiene bucal.

A partir dos 3 anos as escovas disponíveis no mercado são de excelente qualidade, sempre lembrando de avaliar as características descritas acima e selecionar de acordo com a idade conforme recomendação escrita na embalagem.

Qual escova você tem usado? Mande suas dúvidas, será um prazer poder lhe ajudar!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta