Por Camila Magalhães e Deisi Damin

Por quê a mamadeira pode prejudicar o crescimento da criança?

001

Quando o bebê desmama do peito da mãe, ou mesmo durante o período do aleitamento materno, é comum as mamães usarem mamadeiras para água, chá, ou suplemento alimentar. Mas, usar mamadeira pode prejudicar os dentes e os ossos que estão em desenvolvimento. Veja por quê!

A mamadeira tem o bico mole e faz com que o bebê faça força para puxar o líquido comprimindo a bochecha, isso gera em longo prazo uma compressão do desenvolvimento ósseo e dentário. Dá pra observar pelo movimento que eles fazem com a bochecha. No vídeo eu mostro melhor isso! Essa força que ele faz não é benéfico para o seu filho, portanto use a mamadeira com furo do bico sempre maior e apenas para alimentá-lo, quanto mais rápido ele mamar menores as sequelas.

O ideal é passa do peito da mãe direto para o copo, e que seja como o que nós usamos em tamanho e material adequado para a idade de cada criança, é claro.

Para as crianças que já estão usando mamadeira essa mudança pode ser um pouco mais difícil, para isso existem algumas alternativas no mercado. Copos de transição, mas com bico mais duro, tipo squeeze.

No vídeo abaixo eu mostro, com a ajuda do nosso pequeno Vip Artur, como escolher o copo certo para beber água. Dá uma olhadinha, o vídeo pode te ajudar em casa. E é importante não esquecer o reforço positivo, sempre que ele aceitar beber no copo que você oferecer.

Depois me contem como está essa adaptação por aí. E se tiver dúvida, deixe aqui nos comentários.

Comentários

comentários

Comments are closed.