Por Camila Magalhães e Deisi Damin

Odontopediatria: que área da odontologia é essa?

4

Hoje vamos falar de odontopediatria, muitos pais ficam em dúvida quando levar o seu filho ao dentista.

A odontopediatria é a área da odontologia especializada em cuidados de gestantes, crianças e adolescentes. Cuida da criança desde bebezinho até mais ou menos os 18 anos.

Quando levar o meu filho para o consultório?

Assim que aparecer o primeiro dentinho, nessa consulta a dentista explica como escovar esse dente e a gengiva.

O que é importante é que quanto mais cedo a criança tiver contato com o dentista, de preferência que ele seja especializado em odontopediatria, melhor vai ser o hábito com o cuidado de higiene bucal. Assim, a criança vai se adaptar ao consultório e fica mais fácil de lidar para certos procedimentos futuros.

E muitas pessoas me perguntam: Dra. Deisi quando voltar ao dentista? A recomendação é que o paciente venha preferencialmente duas vezes ao ano. Claro que temos algumas ressalvas, como pacientes que podem vir um pouco antes, ou crianças que cuidam bem da higiene bucal e podem postergar um pouquinho mais de tempo. Mas é muito importante uma visita ao ano.

Como manter meus dentes saudáveis?

O paciente vem na consulta e nós orientamos como é feita a escovação, o ideal que ela tenha uma escova macia que seja correspondente à idade da criança para que fique mais confortável.

Muitos pais ficam em dúvida sobre o uso de pasta de dente, uso com flúor ou sem flúor?

O ideal é a partir do primeiro dente com flúor, mas tem a recomendação particular de cada criança. A quantidade seria um grãozinho de arroz para que o paciente já tenha o contato com o flúor, evitando a doença cárie, que é um dos fatores de risco que tem durante o desenvolvimento dos dentes e o crescimento da criança.

Quando usar o fio dental?

O ideal é quando tiver o contato entre dois dentinhos. Tem pais que ficam surpresos, pois a criança só tem sete meses! O primeiro contato pode ser de uma maneira bem divertida para ele saber que existe o hábito de fazer a higiene bucal. Quanto mais os pais incentivarem a criança a cuidar da limpeza dos dentes usando fio dental, a escova e a pasta de dente mais ele vai gostar desse momento.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta