Por Camila Magalhães e Deisi Damin

Como saber se meu filho tem o crescimento da face alterada? 

face

A face esta em constante movimento, através da fala, da mastigação, da deglutição, da respiração e até da visão. O que acontece muitas vezes é que estas funções não funcionam em sintonia.

Durante o crescimento e o desenvolvimento infantil podem ocorrer modificações nas estruturas ósseas. Um exemplo disso é quando mastigamos de um lado só ou para mastigar precisamos estar de boca aberta. Algo está ocorrendo e isso é sinal de crescimento facial alterado.

Alterações de fala, de respiração, de posição de dentes e de mordida, lábios moles e entreabertos são alguns sinais de que as funções não estão equilibradas.

É importante buscar o porquê das funções alteradas e solucioná-las o mais precoce possível. Para que haja uma melhora da qualidade de vida da criança ou do adolescente, é necessário identificar a causa. O tratamento vai depender da idade, da causa e do grau da alteração, além disso podem ser necessários vários profissionais da saúde para reestabelecer integralmente as funções, o bem-estar e a estética da alteração.

Algumas relações de mordida alterada que podem ser diagnosticadas na Odontologia são: mordida aberta, mordida profunda e/ou mordida cruzada.

Fique de olho nos seus filhos: Como dormem? Como comem? Como respiram? Como assistem TV? Como estão os dentes? Todas essas atividades são momentos em que você pode observar alguma alteração que necessite de um acompanhamento médico.

Comentários

comentários

Comments are closed.