Por Camila Magalhães e Deisi Damin

Como oferecer os primeiros alimentos para o bebê?

janeiro

Quando chega o momento de introduzir outros alimentos na dieta do bebê toda mãe fica preocupada. É um momento delicado, a criança passa a conhecer um mundo novo de texturas e sabores, por isso sempre existe a possibilidade de rejeição.

Como o ideal é que os bons hábitos alimentares sejam estimulados desde cedo, é importante que eles comam de tudo. Para que isso aconteça, os pediatras sugerem que se comece aos poucos, depois dos 6 meses. Antes dos seis meses é recomendável que a alimentação seja exclusivamente a amamentação.

Quando seu bebê estiver pronto para uma nova dieta, a dica é começar pelas frutas menos ácidas e mais docinhas, que podem ser inseridas na alimentação como papinhas e sucos. Mesmo para o suco, ofereça com uma colherinha, ou um copinho, para que ele não se habitue com a mamadeira. E, claro, não acrescente açúcar.

Mesmo que no início ele não demonstre gostar muito dos novos alimentos, mantenha a rotina. Depois que ele se acostumar é que vai começar a tomar gosto, por isso é importante continuar insistindo.

Depois das frutas você pode começar a oferecer os legumes. Uma boa opção são as sopas, que pode ser o almoço do seu bebê. Cuide com o tempero e a gordura. O ideal é que seja sem sal. Faça os alimentos o mais saudável e leve possível. Quando ele se acostumar com o almoço, você já pode oferecer também a janta.

Com a variedade de alimentos na dieta será preciso um pouco mais de cuidado. Procure dar um intervalo de mais de 3 dias entre uma novidade e outra. E observe as reações a cada um deles. É nesse momento que você pode perceber algumas alergias ou intolerâncias, que se manifestam com anormalidades na pele, e também nas fezes.

Importantíssimo!

Não mude a dieta do seu bebê sem consultar o pediatra, ouça atentamente as orientações dele.

E, claro, lembre-se de fazer diariamente a higiene da boquinha do seu pequeno. Como já dissemos por aqui, mesmo antes dos primeiros dentinhos aparecerem, a higiene bucal deve fazer parte da rotina das crianças.

Leia mais:

Como escovar os dentes de bebês e crianças pequenas?

Como escovar os dentes de bebês e crianças pequenas?

Como incentivar seu filho a escovar os dentes

Como incentivar seu filho a escovar os dentes

Pasta com ou sem Flúor

Pasta com flúor ou sem?

Comentários

comentários

Comments are closed.