Por Camila Magalhães e Deisi Damin

A importância da mastigação

comendo

O desenvolvimento da mastigação inicia-se ainda durante os primeiros dias de vida do bebê. A necessidade de sugar, realizada durante a amamentação, faz com que ele desenvolva outras funções como a deglutição e a respiração, em seguida a mastigação e a fala. O estímulo de crescimento e desenvolvimento da face depende do equilíbrio da musculatura, dos ossos e dos dentes.

Portanto, a dieta da criança é muito importante. Os alimentos mais consistentes exigem mais tempo de mastigação e assim ajudam a desenvolver as arcadas, massageiam as gengivas aliviando muitas vezes a coceira quando um dente está por vir e orientam a correta erupção dos dentes. A mastigação deve ser realizada dos dois lados da boca para que haja um desenvolvimento simétrico das bochechas, da língua e das posições dentárias. A falta de mastigação pode apresentar um desequilíbrio da mordida, podendo gerar danos funcionais estéticos.

Oferecer alimentos de diferentes consistências para que seu filho (a) possa ter um crescimento e desenvolvimento facial adequado. E por aí? Como anda a mastigação do seu/sua filho (a)? Surgiram dúvidas? Procure um odontopediatra para lhe orientar!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta