Por Camila Magalhães e Deisi Damin

A formação dos dentes: de leite e permanentes

gravida

No começo da gravidez, por volta da sétima semana, iniciam-se a formação dos primeiros dentinhos do bebê. O desenvolvimento de todos os dentes de leite continua até o primeiro ano de vida da criança. Mas ainda durante a gestação, por volta da vigésima semana de gravidez os dentes permanentes começam a ser formados, e continuam durante a infância da criança. Portanto qualquer complicação durante a gestação e o inicio de vida dos bebês podem gerar sequelas no desenho, na cor, no tamanho dos dentes.

A formação de todos os dentes faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento facial. A criança terá momentos diferentes durante todo o seu amadurecimento, começando com gengivas lisas, sem dentes até iniciar os primeiros dentes e se completarem com 20 dentes em boca, todos de leite. Com a idade as trocas vão surgindo e com isso o tamanho da boca e dos dentes também, ou seja, os dentes de leite dão lugar a 28 dentes permanentes, quando aos 13 anos.

Espera-se que os dentes irrompam na cavidade bucal na idade correta. Porem, por se tratar de um processo biológico, a época de início de formação, erupção e troca dos dentes depende de características individuais.

Em que faze estão os bebês na sua casa? Tem alguma dúvida? Consulte um Odontopediatra e descubra em que fase está os dentes do seu bebê!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta